O RESTAURANTE

A arte de recriar sabores seculares.

Preservar a qualidade dos ingredientes e dos sabores, assim como a tradição e cultura dos mais diversos países , não é tarefa nada fácil nos dias de hoje. Ainda mais em tempos de junk food e da insípida padronização dos alimentos. Como numa contracorrente, buscando em cada prato o culto e o prazer à saborosa e inigualável gastronomia italiana, Tullio Santini sabia como ninguém interpretar a verdadeira essência da comida popular de seu país, que ultrapassa séculos e ainda vence obstáculos. E o melhor, soube incorporar, no cotidiano do ribeirão-pretano, o hábito agradável de apreciar iguarias deste país.

Por isso, quem já conhece um dos recantos mais charmosos de Ribeirão, La Cucina di Tullio Santini, sabe do que estamos falando. Logo na entrada, temos a nítida sensação de que fomos transportados para as típicas cantinas italianas, especialmente as de Cremona, cidade natal de Tullio. O aroma inigualável já nos seduz e nos sucumbe à sensação de que vem muito mais pela frente. Decoração típica, detalhes e objetos que retratam passagens marcantes da trajetória desta sumidade na arte da gastronomia dão vida ao restaurante.

Eis que o ritual, inevitável, tem inicio. Já interado com o ambiente agradável, a sugestão de Tullio, aos seus clientes era escolher um bom prato, um vinho de sua Osteria que case perfeitamente com a opção e, assim, passar para um dos pontos mais importantes do ritual: ter tempo e sensibilidade para sentir o sabor de cada alimento, desde um simples tempero à consistência da massa feita na hora do pedido. “Nossos clientes sabem que estão degustando o que há de melhor. Por isso, é importante saber apreciar os pratos”, explicava Tullio, que comemorou em 2013 quatorze anos à frente do ristorante.

Para reproduzir os deleites da gastronomia italiana com fidelidade, Tullio Santini contava com o auxilio de uma equipe de jovens excelentes chefs e a aquisição de produtos de altíssima qualidade, todos adquiridos no local de origem. Os tomates utilizados em seus pratos, são italianos; a massa elaborada com farinha de grano duro e ovos caipira, a mussarela é de búfala, além de inúmeros outros.

Não é à toa que este “fazedor de receitas” , como ele mesmo se intitulava, ganhou notoriedade ao introduzir em seu menu receitas exclusivas (e deliciosas, diga-se de passagem), como o Tartufo, La Gondola, e seus dois últimos lançamentos: Lazantuly e Polpetullio. Todos resultados de uma série de experimentos em sua “cucina” artesanal.

Outra novidade da casa que já caiu nos encantos dos clientes é a L’Osteria Del Buon Vino, que, sob o comando do sommelier Junior Iossi, oferece mais de 90 marcas internacionais de vinhos.

  • Fidelidade na Gastronomia
  • Atendimento altamente pontual
  • Ambiente típico e aconchegante
  • Rica carta de vinhos

História

Nascido no norte da Itália, em Cremona, Tullio Santini chegou ao Brasil em 1956 e logo começou a trabalhar com distribuição de gás. Foi graças ao negócio que, anos depois, ele desembarcou em Ribeirão Preto, onde viu crescer os filhos.

Conheça nossa história

TELEFONES

  • 16 3623-6361

ENDEREÇO

Av. Antônio Diederichsen, 485 Jardim São Luiz
Ribeirão Preto - SP - Brasil

Funcionamento

Almoço: Domingos das 12:00h às 15:00h
Jantar: Segunda à Quinta-Feira das 19:00h às 23:00h Sextas e Sábados das 19:00h às 00:00h
- Julio Guimarães | Inventandus Dany Seabra | Softinside